A Psicologia é uma ciência que hoje conta com diversas linhas teóricas e muitas formas de atuação que variam de acordo com o conceito de homem e de mundo de seus pensadores.
Em termos gerais, a psicologia analítica desenvolvida por C.G Jung é uma linha teórica criada a partir da psicanálise que procurou ampliar os conceitos de Freud através de ideias como a do inconsciente coletivo, anima / animus, persona e sombra, arquétipos, os tipos psicológicos, self, e o foco na abordagem simbólica, dentre outros tantos.

Jung era discípulo de Freud e através de suas pesquisas e estudos que incluíram a observação de diversas culturas, ele criou a psicologia analítica. John Freeman, no livro “O Homem e seus Símbolos” (Ed. Nova Fronteira, 1964), descreve Jung:

Carl Gustav Jung foi um dos maiores médicos de todos os tempos e um dos grandes pensadores deste século. Seu objetivo sempre foi o de ajudar homens e mulheres a melhor se conhecerem para que através deste conhecimento e de um refletido autocomportamento pudessem usufruir vidas plenas, ricas e felizes.

John Freeman – 1964