122014dez

É Proibido Chorar!

É proibido chorar.
Uma coisa muito interessante, frequentemente quando alguém está chorando eu escuto: “Não chora vai…. não fica assim… Promete que não vai mais chorar?”

Afinal, porque as pessoas acham que chorar é ruim?…

O choro expressa aquilo que as palavras não conseguem. Choramos de dor, de tristeza, mas também de alegria e de emoção. Choramos para desabafar, para relaxar, para aliviar. Tem coisas que só as lágrimas são capazes de expressar. Mas parece que o choro é visto como algo terrível, algo que deve ser evitado a todo custo.

Já pensou se você fosse proibido de chorar?… 

Por que não podemos tolerar que o outro se expresse. Temos que fazê-lo parar.

No caso dos bebês vivemos algo semelhante. E pior, usamos a chupeta, o peito, a mamadeira como esparadrapo das emoções. Infelizmente isso acaba forçando a associação: desconforto = comida, estresse = comida, emoção = comida, alegria = comida, confusão = comida e por aí vai… 


É irritante, mobiliza, é difícil, eu sei… Mas somos nós, pais, que precisamos gradativamente ir ensinando aos nossos filhos que comida não é resposta para tudo na vida. Que podemos desenvolver resiliência, força e habilidade para lidar com as complexidades da vida. Esse é o lento e gradativo caminho para a independência. 

Ah!… E fase oral não é sinônimo de passar p dia/noite inteiros mamando. Assim como na fase anal, etc… Fase oral porque a criança explora o mundo através da boca. 

E o mais importante: choro de frustração é diferente de choro de abandono. Frustração ok, faz parte da vida. Abandono esse sim é nocivo.

Veja esse vídeo do bebê chorando quando se emociona ao ouvir a mãe cantando:

https://www.youtube.com/watch?v=QhboZGNqOx4


Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *