212012maio

Como fazer para o recém nascido dormir bem

Sempre eu recebo e mails de mamães que querem saber o que fazer para que seus bebês recém nascidos, ou menores de 6 meses durmam bem.
A resposta é sempre a mesma. Antes dos 6 meses, é normal e esperado que o bebê acorde para mamar de madrugada. No caso dos recém nascidos, muitos médicos orientam que o bebê não passe mais de 4 horas seguidas sem se alimentar. Depois dos 2 meses, a maioria dos bebês não precisa ser acordada para mamar durante a noite.
De qualquer forma, todo mundo quer que o bebê durma o maior número de horas saudáveis possível.
Quando me perguntam como fazer isso, eu sempre explico que dar uma banho seguido de massagem, desde o nascimento é o segredo para ter um bebê calmo e relaxado.
Mas muitas mães tem medo de fazer isso ou não conseguem imaginar como podem dar um banho relaxante e fazer uma massagem em um bebê tão pequenino.
Esses dias eu recebi esse vídeo e achei que as mamães poderiam gostar bastante, pois ele mostra uma enfermeira dando um banho bem relaxante… 
Quando minha filha mais velha nasceu, eu me lembro que a enfermeira do hospital também deu um banho assim nela. Uma das coisas que eu notei neste vídeo e também no banho que a enfermeira deu em minha filha, foi que em ambos os casos não ouve preocupação com o fato da água entrar nos ouvidos.
Realmente, eu sempre molhei os ouvidos de minhas 2 filhas e elas nunca tiveram dor de ouvido. O segredo? Jamais introduzir hastes flexíveis com ponta de algodão nos ouvidos. A cera protege o ouvido e ao contrário do que a imensa maioria das mães fazem, o ouvido só pode ser limpo por fora e jamais por dentro. Quem me ensinou foi o pediatra.
Outro ponto que achei importante no vídeo é a tranquilidade e segurança com que a enfermeira segura o bebê. Na nossa fantasia, achamos que vamos afogar o bebê na água, mas eu nunca ouvi falar de uma mãe que tivesse feito isso. Pode confiar no seu instinto que você é totalmente capaz de segurar o bebê e banhá-lo. Essa tranquilidade e segurança são muito importantes, pois a gente transmite isso ao bebê.
Depois do banho, já bem relaxado, podemos fazer a massagem como mostra o vídeo.
Em tempos de friozinho, é importante que o ambiente esteja aquecido e as janelas fechadas, evitando correntes de ar.

Espero que tenham gostado!

Dando um banho bem gostoso, com calma, tranquilidade e  muito amor e carinho, seguido de uma massagem relaxante, todos os dias, com o tempo o resultado poderá ser observado.

Um forte abraço,
Renata
www.terapeuta.psc.br


Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *