162015jan

Autoconhecimento

Certa vez, escutei uma frase de uma amiga que disse: “Terapia é luxo.” Fiquei pensando naquilo, no porque ela teria dito isso sobre uma prática tão séria e importante. Foi então que percebi que muitas pessoas acham que terapia é para quem não tem outra opção ao sofrimento, ou para quem tem tanto dinheiro que pode “se dar ao luxo” de fazê-la. Isso é um enorme equívoco.

A terapia psicológica é um instrumento fantástico que todas as pessoas deveriam desfrutar. É através da terapia que usamos pelo menos 1 hora de nossa semana para pensar em nós mesmos, em nossas relações, em como sermos melhores para a família e a sociedade. É um tempo valioso que vai refletir em melhoras em todos os campos de nossa vida, pessoal, profissional e familiar.

Quando dedicamos esse tempo à reflexão, procuramos trabalhar as causas de nossas questões e não apenas as consequências. É através do autoconhecimento que nos tornamos livres para seguirmos os caminhos que desejamos seguir, sem as amarras dos medos, das inseguranças, dos preconceitos ou vícios. Os relacionamentos tornam-se mais prazerosos e menos dependentes, as conquistas deixam de ser sonhos para se tornar realidade. Os planos saem do papel e passam a existir concretamente diante de nossos olhos.

Mas para que tudo isso possa acontecer, é necessário coragem. Coragem para olhar nossas atitudes, nossos comportamentos e pensar onde podemos melhorar ou o que nos prende ao passado, a crenças equivocadas. Por que mantemos determinados comportamentos ou atitudes, mesmo sabendo que elas não são as melhores? Podemos admitir que talvez o melhor seja mudar?

O terapeuta é um guia, um promotor do processo. Ele empresta seus olhos para que a pessoa possa ver de outro ângulo, novas perspectivas, novos rumos e possibilidades. O terapeuta é parceiro, é cúmplice, é amigo, mas é também aquele que ajuda a desvendar, a ter o “insight”, a conhecer o novo que muitas vezes de novo não tem nada, pois sempre esteve ali, na própria pessoa. Diante dessa possibilidade a terapia surge como um importante instrumento de autoconhecimento, de crescimento para alcançar uma consciência cada vez maior daquilo que é nosso maior patrimônio, nós mesmos.

A psicóloga e psicoterapeuta Renata Soifer Kraiser atende em seu consultório, localizado no bairro Pinheiros, pessoas interessadas em Terapia Individual.
Entre em contato e marque uma consulta: (11) 3031-5196 e (11) 3031-2769.




Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *